segunda-feira, 12 de maio de 2008

GUIA DE ECONOMIA :

:: Estudo sobre a Economia do RF Online ::

RF Online tem um excelente sistema de economia, que pode ter inflações e deflações, dependendo das ações dos jogadores, esse sistema é MUITO importante no RFo. Ele serve para manter o balanço entre as raças.

Existe um NPC que pode trocar GOLD por a moeda de sua raça(cada raça tem uma moeda, por exemplo, a moeda dos Bellato é Dallant, e dos Accrecia CP, e a dos cora é o Disena)

O sistema economico do RFo é bem parecido com o sistema do mundo real.

Neste guia, mostrarei como funciona tudo, baseando-se em teorias e exemplos, com a intenção de ajudar vocês a terem lucro, num dos sistemas econômicos mais dinâmicos que eu já vi.

Começaremos então com um exemplo:

- A guilda detentora da colônia onde fica o leilão de sua raça pode escolher uma taxa de impostos de 5% a 20%. Você compra um item que vale 3.000.000, e a taxa é de 10%, 300.000 vão para os fundos da guilda, e 2.700.000 para o vendedor, isso faz com que os vendedores aumentem os preços dos itens, para não ter prejuízo, consequentemente, o dinheiro que vai para os fundos da guilda é maior, ela então fica com mais dinheiro, e com muito dinheiro lançado no servidor, o preço dos itens vendidos em NPC(como poções, bolsas, etc...) tende a aumentar.

A cada hora, a economia é alterada, e o preço do item será afetado pelos impostos, por exemplo, se uma raça tem alta venda de certos itens(de NPC), o preço vai aumentar, se ela cai, o preço cai também, portanto, no inicio do servidor, teremos grande inflação nos itens básicos (Como equipamentos fracos e etc...), então, se uma raça cresce demais, haverá uma inflação para impedir o crescimento bruto dessa raça, e as outras, terão preços mais baixos. Exemplo:

- Criaremos uma poção hipotética, que cura 10k de HP. Ela é vendida no NPC à 1kk cada Stack (pilha de 99 poções). A medida em que as pessoas compram essas poções, seu preço tende a aumentar(lei da oferta e procura), então, por exemplo, um stack dessa poção ao invés de custar 1kk, vai custar 1.5kk.

A troca de ouro por sua moeda de raça é afetada pelos impostos, de acordo com a Chip War, por exemplo, se sua raça ganhou a chip war(Na mineração você adquire um bom Gold, ou Ouro, caso prefira) então, como a demanda de troca de ouro pela moeda de sua raça é alta, haverá inflação nos impostos, por outro lado, as outras raças terão um imposto menor, isso vai servir para diminuir o crescimento abusivo de cada raça. Outra coisa, a variação da troca também existe, por exemplo, 1 gold = 2000 da moeda em uma época, em outra, pode estar 1 gold = 1900 em outra pode ser 1 gold = 3000, varia muito, e você tem que ser esperto para saber a hora de trocar, para obter o melhor lucro. Por exemplo:

- Sua raça, tem perdido as Chip Wars constantemente... E o preço de cada ouro é 1.500 da moeda de raça. Então, compensa para você trocar seu DINHEIRO, por OURO. Digamos que você troque 3.000.000 de dinheiro por 2000 de Ouro. Agora, o tempo passou, e você deixou este ouro guardado no banco, sua raça tem ganhado muito a Chip War, e cada ouro vale 2.500 da moeda da raça, então, chegou a hora de trocar, lucrando assim 5.000.000 do dinheiro da raça! Claro, se muito ouro é lançado no servidor, o seu valor pela troca por dinheiro diminui.

Muita coisa influencia a economia do RF, que é muito versátil. Consideremos o Episódio 2, onde Minérios +4 NÃO DARÃO MAIS TALICAS!

Acrecianos vencem Chip War durante uma semana, consequentemente todo mundo vai minerar para conseguir suas talicas. O que faz o preço de talicas menos procuradas cair drasticamente, e o preço das talicas mais procuradas cair, ou diminuir... O que se torna imprevisível. Por quê cair ou diminuir Zerei?

- Todos durante a mineração estarão procurando talicas do Vigor. Suponhamos que dá a louca em todo mundo para comprar talica do vigor, aproveitando a fartura, já que muitos estão vendendo ela no NPC a preços relativamente baixos. Logo, a oferta vai aumentar, então, o preço das talicas do vigor não vai ser tão compensador como antes, e as pessoas passarão a vender elas mais barato, e se este período coincidir com o período em que os acrecianos estão perdendo a guerra, ocasiona uma super inflação das talicas do vigor. Então, o ideal é guardar suas talicas durante o período de fartura para vendê-las durante o período de escacês.

Fristalio, Lotalio, e esses minérios refinados, são usados para se fabricar armas, armaduras, escudos, certo? Pois é, os crafters gostam de criar equipamentos para nível 45 até conseguir algum reforçado. Então, paremos para pensar:

Você faz em média 10 botas brancas para conseguir 1 bota reforçada. Logo, você tem 10 botas brancas para vender, o que ocasiona uma deflação enorme no valor dessas botas, e uma inflação nas botas reforçadas. Este fenômeno ocorre principalmente com equipamentos 45-

Outra coisa importante são as Elementais. São muito afetadas por eventos de 2x e 3x Drop. Digamos que um Pit Boss tenha chance de 10% de dropar uma Elemental perfeita. Se o server lança um 3x Drop, essa chance passa a ser de 30%, ou seja, o drop de elementais no servidor aumenta em 3x, fazendo assim muitas pessoas terem elementais perfeitas. Mas o ponto que quero chegar não é esse.

Considere agora que Calianas Arqueiras dropem este mesmo elemental, com 0.01%(1 em 10 mil) de chance, se existe um drop de 3x, essa chance passa a ser 0.03%, altera significantemente algo? Você compra por exemplo, 3 bilhetes da loteria, e tem chance de 0.0000000001% de ganhar, se aumenta para 0,0000000003%, as chances continuam muito baixas ainda, não é?

Então não compensa farmar em Calianas se está procurando um elemental, porém, nos Pit Bosses é diferente, você ao invés de matematicamente falando, dropar 1 elemental a cada 10 PBs feitos, dropará 1 elemental a cada 3 PBs feitos! O que isso significa? Competição maior por PBs, e quem não tem condição de matar Pit Boss, simplesmente vai farmar Caliana, com a esperança de dropar algum elemental em um golpe de sorte. Ótimo, mas o que isso implica? Calianas não dropam somente elementais, dropam equipamentos de Lv alto, logo, pessoas farmando calianas droparão equipamentos de lv 50.

Logo, teremos vários itens de Lv 50 lançados no servidor, e quando existem poucos lv 50, a maioria desses equipamentos não é vendido assim, imediatamente, então o preço cai, e os lv 50 esperam a oportunidade de comprar equipamentos de preços baixíssimos (normal equipamentos de lv 50 serem mais caros de que lv 47).

Ótimo... mas vamos raciocinar mais um pouco, lembra o cara que vendeu esse equipamento pro lv 50? Ele não ganhou um dinheirinho? Então agora ele poderá comprar seus equipamentos de lv 47 reforçados lá no leilão, pense: Se o povo tem dinheiro, você não vai aumentar o preço dos seus produtos para ter maior lucro? Então, o preço de equipamentos de lv 47 subirá, enquanto o de lvs 50 cairá! Portanto, esse cara que ganha a vida vendendo equipamentos de lv 50 vai precisar vender uns 2 itens de lv 50 para comprar um de lv 47, o que faz os itens de lv 50 cairem mais ainda... Porém, vendedores de equipamento lv 47 estão percebendo que as vendas estão baixas e abaixam o preço... Logo, o preço cai drasticamente.

Entendem o que quero dizer? É tudo uma questão de saber que hora comprar e que hora vender seus equipamentos para obter um lucro.

Um jogador experiente sempre observa a economia, está sempre sintonizado no leilão, percebendo a demanda, o déficit de produtos, para vender, e comprar, lucrando até 2x mais.

Como trocar



Evidentemente, você tem que falar com o NPC, terá a taxa de impostos em porcentagem, uma barrinha de rolagem para voce decidir quantos ouro e quantos de sua moeda terá, e um gráfico, mostrando a variação econômica de cada raça. Certo, para trocar, simplesmente mova a barrinha, e será mostrado do lado esquerdo o seu ouro que você ficará, e do direito a sua moeda, então é so dar ok e pimba! Você fez a troca. Lembrando, que o Gold também compra itens, como aquele que reduz a exp perdida quando se morre(Custa em média 500 gold)

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